sábado, 31 de julho de 2010

Datas comemorativas da semana(parte1)

Novamente deu vontade de escrever.Olhando no calendário,encontrei datas que as pessoas não lembram muito, ou que na verdade não são muito divulgadas comercialmente ao contrário do que acontece com dia dos pais, mães,namorados,crianças,etc.
Essa semana na segunda feira, vi que estavamos no dia 26 e, dia 26 de Julho é desde o tempo dos seus tetravós,pentavós,(se o Brasil for hexa um dia,teremos os hexavós?)  considerado o dia do(a)sda(o)s- sei lá como fica isso  - avós.
Mas e  o avô???Não era para ser dia do avô não?Uma vez que nas norrrrmas gramaticais, se tivermos um único indivíduo do sexo masculino entre centenas de mulheres,devemos nos direcionar ao grupo na forma masculina.Exemplificando melhor, não temos em escolas a  reunião de mães. O termo é reunião de pais, mesmo que lá só apareça mãe pra escutar besteira.É o pai quem paga o colégio, ora mais.Deve ser por isso(além da norma gramatical) que a reunião é pra ele,mesmo que ele não vá.
Para os pobres avôs,restou levar parabéns no dia das avós mesmo. Motivo de tanto pouco caso? Deve ser algo do tipo "Não levanta mais nem falso mesmo, então que se dane!!!Ou "Fique quieto e  de cabeça baixa!" .Como se isso já não fosse fato consumado(é só isso que se consuma nessa fase da vida).A idade chega para todos mas engana-se quem acha que o avô acha ruim isso tudo!!! É  uma assunto tão banal, que ele nem lembra.E se lembrar,logo esquece. Dr. Alzheimer ajuda.E explica. E tá tudo bem.
-Hã???
-heiiiin?????
-Ahhh....é isso??? Tudo bem entendi....
-Hã???
-heiiiin?????
-Ahhh....é isso??? Tudo bem entendi....
-Hã???

.....e acabei de me lembrar do poema do chaves  "o cão arrependido", aquele que  é declamado mais 44 vezes iguais.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota de rodapé se aqui fosse um rodapé:
Na verdade, a forma avós está certa mesmo. existe a forma avôs, para diferenciar o masculino do feminino, mas como eu quero é bagunçar essa língua mãe ou filha-da-mãe, deixa assim mesmo....nesse site que to passando aí explica  como é a história do vô e da vó. É coisa antigaaaaa......de muito tempo atrás....(clichê mode on)


Para saber mais: 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário